Saiba os 3 principais motivos que sua loja virtual não vende

doubt

Saiba os 3 principais motivos que sua loja virtual não vende.

Muitos donos de lojas virtuais MPE’s que recém começaram sua jornada — ou então que já estão há um tempo sofrendo com isso — reclamam porque não conseguem vender pela internet, ou então vendem muito pouco. Na maioria dos casos, percebo que o erro é cometido por algumas ações que podem ser solucionadas de forma simples.

O primeiro erro que vejo acontecer é a utilização de uma estratégia errada, no qual o MPE tenta vender da mesma forma que as gigantes do comércio eletrônico. Entretanto, eles não se dão conta que essas lojas têm muitos anos de experiência, e estão em um nível de investimento e capital muito mais evoluídos do que uma loja virtual que está recém começando. Estas lojas têm bala na agulha e podem vender um produto com um preço extremamente competitivo parcelado em muitas vezes e com frete grátis.

Uma boa saída para conseguir vender, sem precisar competir com os grandes varejistas está na segmentação. O empreendedor geralmente abre uma loja virtual querendo vender tudo para todo mundo. Para conseguir sobreviver no mercado, um e-commerce de micro e pequeno porte PRECISA escolher um nicho específico, para que assim o lojista se torne um especialista no segmento que ele está vendendo. Isso faz com que o atendimento e o serviço oferecidos consigam ajudar um problema ou necessidade específica de um cliente, e também se torna um diferencial competitivo diante das concorrentes.

Outro problema simples, mas que vejo acontecer de forma recorrente: falta de informações para contato na loja. Muitas lojas deixam apenas um email para entrar em contato (e que demoram para responder), ou então um número de telefone celular ou de um fixo que não atende. Estes detalhes são coisas pequenas que passam desconfiança no cliente. De que adianta montar toda uma estratégia de segmentação e atendimento diferenciado se na ponta mais simples isso não ocorre? Já fiz um artigo falando sobre atendimento ao cliente, mas reforço aqui novamente: tente oferecer PELO MENOS mais de um canal de atendimento — e é claro, seja eficiente e não faça o cliente esperar muito.

Ainda na onda de tentar agradar e vender para todos e não para um público específico, o empreendedor cai no erro que eu mesmo já caí: o de montar um mix errado de produtos. Em vez de focar em quantidade de produtos para atender aos clientes, o lojista acaba focando na variedade. A consequência é que ele não consegue oferecer uma grade completa, ou então não consegue dar vazão à quantidade de pedidos. Diminuir o mix de produtos, porém com uma boa quantidade de estoque, e oferendo ao cliente todos os tamanhos e cores é muito mais efetivo para quem está começando. Não tenha medo de ser e parecer pequeno. Conforme as vendas forem aumentando, daí sim é possível pensar em ampliar o mix de produtos e crescer de forma sustentável.

Fonte: E-commerce News

Share Button
0