Por que escrever um Blog?

O questionamento mais natural quando sugerimos para outras empresas a criação de um blog é o “Por que?”

Qual o motivo para se empenhar tanto na criação de um blog e na constante atualização dele?

Como ele contribui efetivamente para o meu negócio?

Apesar das razões variarem de empresa para empresa, listamos a seguir oito grandes benefícios que atendem a diversos tipos de organizações:

1. Estabelece liderança

Quando você escreve sobre algum assunto, está constantemente colocando seu conhecimento à prova.  Se não conhece muito do assunto, certamente será criticado nas mídias sociais e nos comentários do blog. No entanto, se o blog tem qualidade, faz sucesso e é bastante comentado, automaticamente passa a ser uma autoridade no mercado sobre o assunto.

Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na marca.

2. Ajuda sua empresa a ser encontrado gratuitamente no Google

Publicar conteúdo com freqüência faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum. Além disso, aumenta a probabilidade de outros sites utilizarem links para o seu, o que aumenta a autoridade do domínio e te ajuda a se posicionar melhor no Google.

Abordamos um pouco mais do assunto na Categoria SEO do blog do Resultados Digitais.

3. É interativo

A maioria dos blogs tem espaços para comentários. Incentivar essa conversa é uma nova forma de criar relacionamento com seus clientes. Além disso, você pode tirar dali diversas ideias para novos posts, aprender coisas novas a partir da experiência de outras pessoas e receber opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos ou serviços.

4. Dá munição para falarem da empresa nas mídias sociais

Muito se fala sobre a importância das mídias sociais para o marketing digital, mas o que as pessoas mais fazem nesses sites é compartilhar conteúdo de qualidade que encontram. Produzir um ótimo conteúdo no blog é uma forma efetiva de usar as mídias sociais para marketing.

5. É dinâmico

Um website comum pressupõe conteúdo fixo, parado. Com um blog, tem-se a idéia totalmente oposta: atualizações constantes, conteúdo novo. Isso faz com que as pessoas visitem o seu site de forma recorrente.

6. Facilita o processo de venda

O blog ajuda muito nos casos em que o cliente abordado ainda não está no momento ideal de compra. Assim, ao atrai-lo para o seu site, o cliente pode continuar em contato contínuo com a sua empresa mesmo que não tenha comprado o seu produto ou serviço. Dessa forma você vai estabelecendo a confiança aos poucos e o cliente já terá a sua marca em mente quando finalmente decidir que é a hora de comprar.

7. Constrói um ativo permanente

Diferentemente de uma publicidade tradicional ou mesmo uma campanha de mídia paga na Internet (banner, links patrocinados, etc.), o blog é um ativo permanente.

No primeiro caso, se você deixar de investir na propaganda, deixará de atrair clientes por esses canais.

No entanto, se você deixa de escrever no blog, os links de indicação e a autoridade das suas páginas perante o Google continuam, e assim sua empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita.

8. Gera aprendizado

Esse é um ponto pouco valorizado, mas de extrema importância.

Escrever um blog é uma responsabilidade que te força a estar sempre atento com o que acontece na sua indústria.

Além disso, o fato de ter que escrever faz com que você, que já estudou e experimentou bastante e tem diversas opiniões e argumentos na cabeça, organize bem esse conhecimento e consiga absorver o que é mais importante.

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