“O Sonho do Próprio Negócio” – Como se preparar para o mundo do e-commerce

“O Sonho do Próprio Negócio” – Como se preparar para o mundo do e-commerce

empreendedor

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, internet e fóruns de profissionais do ramo é a promessa de fazer milagres para o seu e-commerce. Mas, a realidade não é tão simples assim, e para fazer dar certo, depende muito mais de você.

O segredo não é entender necessariamente sobre e-commerce em geral, mas do segmento que você atua, do seu público-alvo, do comportamento de seus clientes e de outros fatores fundamentais que tem mais a ver com as suas próprias regras de negócio do que o e-commerce em si.

É importante estudar o mercado como um todo, principalmente sobre informações e as tendências para seu nicho, bem como desenvolver um bom business plan para minimizar ao máximo o risco de dar errado. Afinal, engana-se quem acha que vai colocar meia dúzia de produtos na vitrine da loja e vender milhões no primeiro mês.

É necessário se conscientizar de que para uma empresa crescer, leva-se tempo e dedicação. Enganam-se aqueles que acreditam que o e-commerce exige menos trabalho do que uma loja física. Assim como uma loja física precisa de vendedores e um gerente para estabelecer uma ordem e organização, o e-commerce também necessita dessa estrutura. Se o cliente entrou em sua loja e não encontrou o que procurava, ou saiu insatisfeito por algum motivo, é importante saber de que forma podemos conquistá-lo e fazer com que ele leve um produto similar ou até mesmo que volte numa próxima oportunidade.

O e-commerce no Brasil tem crescido muito e as empresas estão preocupadas em capacitar cada vez mais os varejistas para este mundo. Para isso, hoje temos escolas que dão cursos específicos para gerenciar seu e-commerce, consultorias que atendem desde microempresários até empresas de grande porte, vários cases de sucesso são divulgados sempre em artigos e revistas, além de sites dando algumas dicas que levaram determinadas lojas ao sucesso e também de como evitar o fracasso.

É possível ainda absorver muitas informações em eventos de e-commerce que acontecem o ano todo no Brasil. Alguns são pagos e outros dão acesso livre aos interessados, e para não perder a oportunidade, é necessário estar sempre atento a esse calendário.

Não existe nenhum fator milagroso para realizar o sonho do próprio negócio, ainda mais no e-commerce. Dedicação, conhecimento, cautela e paciência são alguns dos fatores que podem contribuir muito para as melhores decisões. Ter uma loja virtual exige até mais do que se possa imaginar, afinal, contamos hoje com a velocidade da internet, que leva informação muito mais rápido do que uma loja física em um bairro. A diferença é que o cliente precisa sentir a garantia de que está comprando em um lugar seguro, mesmo quando não se pode estar nele e levar a mercadoria para casa na hora. Se o produto tiver a qualidade mencionada e chegar no prazo estipulado, sem dúvida alguma será um passo positivo para sua realização e a do seu cliente.

Defina os ideais de sua empresa, estude, aprenda, busque informações em cursos e workshops, leia a respeito e se prepare para que as “surpresas” sejam minimizadas. Há muitos especialistas bons para orientá-los neste mercado, mas o interesse e a dedicação são 80% do empreendedor. Mãos à obra e BOA SORTE.

 

Share Button
0