Como fazer um negócio on-line crescer

A receita para iniciar um negócio na Internet é sempre a mesma. Você precisa de uma idéia, tempo e dedicação para colocar a idéia em prática. Em alguns casos é necessário algum investimento inicial que costuma ser bem inferior a qualquer investimento necessário para se iniciar um negócio fora da Internet.

Em determinado momento o seu empreendimento on-line começará a lhe gerar algum lucro. Ao contrário do que muitos imaginam chegar nesta etapa não é tão complicado se existir dedicação. O difícil em um negócio na Internet é fazer o projeto crescer constantemente, no mesmo ritmo de crescimento da própria Internet.

Em um primeiro momento você poderá sentir o negócio crescendo rapidamente mas perceberá que em um determinado ponto (justamente quando começa a render alguma coisa) o crescimento fica lento ou estaguinado. Muitos negócios na Internet morrem nessa fase.

O problema está na decisão errada tomada pela maioria dos empreendedores que é parar ou diminuir os investimentos no negócio. É justamente na hora que o negócio começa a dar lucro que você precisa aumentar os investimentos, dar sustentabilidade para esta fase.

O segredo do sucesso está no reinvestimento de pelo menos metade dos lucros que você está obtendo com o site. É isto que trará um crescimento continuo ou exponencial para seu negócio virtual. Mas como reinvestir estes seus lucros da forma correta?

1) Se o seu negócio é baseado na geração de conteúdo rentabilizado com programas de afiliados: No seu caso você pode investir metade do que ganha com Google Adsense e outros programas de monetização na divulgação do seu blog ou site. Isto pode ser feito de diversas formas:

  • Investindo na publicidade em outros sites e blogs.
  • Usando os serviços do Google Adwords ou Uol Afiliados. Através do Google Adwords você pode direcionar seus anúncios para blogs parecidos ou complementares ao seu.
  • Investindo na criação de uma identidade visual única para seu blog contratando um webdesginer.
  • Investindo em publicidade fora da Internet.

2) Se o seu negócio é baseado na comercialização de algum produto ou serviço na Internet.

  • Invista em promoções e premiações focando quem já é seu cliente.
  • Estimule seu cliente a indicar seus serviços lhe proporcionando algum tipo de recompensa ou premiação.
  • Invista na criação de um programa de afiliados para remunerar sites que divulgam sua empresa.
  • Compre publicidade em sites e blogs com conteúdo informativo relacionado ao produto e serviço que você vende. Muitos blogs aceitam posts pagos, ou seja, você paga para que o dono do blog fale sobre seu produto ou serviço. Exemplo: Se você tem uma loja de produtos para fisioterapia mantenha contato com donos de blog que falem sobre produtos de fisioterapia e compre um post pago que fale sobre algum produto que você comercializa. Peça para que o blogueiro indique sua empresa como local para compra.
  • Invista em publicidade fora da Internet para atrair novos visitantes.

3) Pense em um PLANO B. É importante não depender apenas de um projeto na Internet. Como você já sabe tudo muda muito rapidamente. Existem tipos de negócio que nascem e morrem todos os dias na Internet. Projetos que hoje são rentáveis e promissões e que com alguma mudança no mercado deixa de ser atrativo e rentável. Por exemplo. Se você trabalha comercializando produtos, pense em algum projeto envolvendo serviços ou lucros baseados em publicidade e conteúdo. Se você só trabalha com geração de conteúdo e programas de afiliados pense na possibilidade de entrar no negócio de comércio eletrônico.

O fato é que o crescimento do seu negócio depende do tempo, dedicação e dinheiro que você aplica nele. Se estiver entrando dinheiro reaplique parte do que for ganho no negócio.

Share Button
0