As 7 desculpas que podem matar o seu negócio

 

Empreender é um desafio que requer foco e persistência. Existem pessoas que gostariam de abrir uma empresa, mas estão sempre buscando uma desculpa para justificar sua inércia.

As desculpas são muito perigosas, pois têm o poder de destruir seus sonhos, acabar com seu ânimo e matar suas esperanças de dias melhores. Se você não quer ser abatido por esse mal, confira se não está usando alguma destas sete desculpas (ou todas elas):

1 – Minha cidade é ruim

A primeira desculpa é afirmar que a cidade em que você reside “não é boa”. Algumas pessoas costumam dizer: “Se eu estivesse em outra cidade, os resultados seriam diferentes”. A verdade é que empresários malsucedidos usam esse álibi para não assumir a responsabilidade por seus atos e procuram uma razão externa para justificar sua rendição interior. Por outro lado, pessoas bem-sucedidas progridem tanto na capital como no interior.

2 – A concorrência me desanima

O empresário que se intimida pela concorrência está declarando sua indisposição de atender às necessidades e demandas do mercado. A concorrência serve como um estímulo que pode impulsioná-lo para frente ou expulsá-lo do jogo, caso você não esteja disposto a atender às expectativas do cliente ou do mercado.

3 – Não quero pagar impostos

Há pessoas que até mesmo com boas perspectivas comerciais acreditam que, se seu negócio crescer, o governo vai levar seu dinheiro. Além disso, argumentam que precisarão contratar mais pessoas, o que significa mais encargos trabalhistas. Esse é um sinal de mentalidade pequena, que revela sintomas ainda mais sérios, como inveja, egoísmo e mesquinharia. Essas pessoas não têm senso de responsabilidade social e não conseguem conceber a idéia de outros serem beneficiados por seu trabalho.

4 – Estou sem dinheiro

A falta de dinheiro é outra desculpa frequente. Entretanto, os aeroportos, restaurantes, lojas, shoppings continuam lotados de pessoas consumindo. Lembre-se: não é porque você está passando por dificuldades que o mundo inteiro está em condição de penúria.

5 – O cenário é arriscado

Há pessoas que estão sempre esperando um cenário político ou econômico melhor para dar início a seu projeto de vida. Assim, elas se hipnotizam, dizendo que o momento não é propício para os negócios. Se você usa essa desculpa, vai aqui um alerta: ninguém alcança o sucesso sem correr algum grau de risco.

6 – Sou azarado

Quem fracassa geralmente acredita que os empresários bem-sucedidos nasceram com uma estrela e que para eles tudo dá certo. Na verdade, quem alcançou o sucesso passou por adversidades, provações, fracassos e lutas. Tudo isso fez o empreendedor adquirir conhecimento e experiência, e consequentemente, ter êxito.

7 – O inimigo interior

A última e mais perigosa desculpa nem precisa de um nome – você a conhece muito bem e há anos convive com ela. É a sua própria desculpa, aquela que você mesmo inventou. Tem efeitos colaterais graves e tratamento difícil. Será preciso muito esforço, disciplina e determinação para eliminá-la.

Agora que você já conhece as principais desculpas, descarte-as por completo, pois o sucesso não admite pretextos. Encare agora mesmo o espelho e abandone qualquer um desses sete itens se eles estiverem armazenados em seu subconsciente. Abrace seu novo eu, sem bloqueios, complexos ou desculpas.

Lembre-se: é você que faz sua própria sorte.

Share Button
0