13 sinais de que você é um empreendedor

Você tem iniciativa e é corajoso? Confira as características de quem se rendeu ao mundo dos negócios
Empreendedores não param quietos e concretizam suas ideias (Foto: Thinkstock)

Se você pudesse usar uma palavra para descrever o empreendedor, qual seria? Dedicado? Otimista? Apaixonado? Todas essas servem, mas inseguro e encrenqueiro também podem ser usadas.

Segundo a empreendedora e colunista Marcia Layton Turner, são 13 as características que definem um perfil empreendedor. Em artigo na “Business Insider”, ela listou esses sinais. Confira:

1. Você tem iniciativa

Pessoas que são melhores tendo ideias do que traçando estratégias costumam ser bons empreendedores. Modelos de negócios impecáveis não são muito fáceis de encontrar entre as mentes mais ativas. Em vez de passar horas traçando planos perfeitos, resolva as situações conforme elas aparecerem. Dê mais valor à sua experiência de vida de vez em quando.

2. Você é inseguro

Muitos empreendedores que se julgam ambiciosos, na verdade, são inseguros. Aqueles que têm medo do fracasso podem aproveitar esse sentimento para focar mais nos resultados. Se você é inseguro, use isso ao seu favor.

3.  Você é atento ao fluxo de caixa

Até as empresas mais bem-sucedidas ficam de olhos bem abertos quando o assunto é dinheiro. Uma boa reserva permite ter alguns dias ruins sem muito prejuízo. Ser empreendedor significa manter contato constante com fornecedores, buscar parcerias e negociar melhores condições de pagamento e recebimento de dinheiro, segundo Márcia.

4. Você se mete em algumas confusões

Empreendedores costumam pedir mais desculpas do que permissões, principalmente quando surgem oportunidades únicas e rápidas. São profissionais insatisfeitos com suas condições atuais – eles querem crescer e aproveitam qualquer oportunidade que podem levar ao sucesso. Confusões, portanto, às vezes revelam pessoas interessadas em inovar e em buscar novos caminhos.

5. Você é corajoso

Enquanto a maioria das pessoas evita o risco, o empreendedor enxerga nele algum potencial.  Quem entra para o mundo dos negócios muitas vezes tem coragem de deixar amigos, família e até a casa para trás. Estes profissionais são otimistas ao extremo e sempre acreditam que seu trabalho e seus investimentos compensarão.

6. Você não consegue parar quieto

Empreendedores têm uma energia gigantesca, que os motiva mesmo quando todos do escritório já foram para casa. Negócios os deixam ansiosos, animados e elétricos. É comum ver empreendedores se dedicando a mais de um projeto ao mesmo tempo.

7. Você é maleável

Se você estiver disposto a ouvir, seus clientes mostrarão quais produtos e serviços são mais valiosos ou não na sua empresa. Empreendedores inteligentes evoluam constantemente com feedback e estão dispostos a realizarem mudanças.

8. Você olha para o próprio umbigo de vez em quando

Por não terem chefes, empreendedores precisam ficar confortáveis com processos de autoavaliação. Para isso, segundo a especialista, é necessário pedir feedback aos colegas de trabalho e prestar atenção a críticas, de clientes, por exemplo, que passam batidas. Além disso, analisar o que você mesmo está fazendo e como está agindo é importante. Nessas horas, olhar para o próprio umbigo dá resultado.


9. Você é motivado por desafios

Muitos funcionários “lavam as mãos” quando deparam com algum problema ou dificuldade. Por outro lado, empreendedores enfrentam seus desafios. E não é só isso – os obstáculos servem de motivação nos negócios.

10. Você se considera um estranho

Empreendedores nem sempre são bem aceitos por todos. Eles parecem ser teimosos, cheios de opiniões, exigentes e peculiares. Mas isso não é necessariamente algo ruim, diz Marcia.  Eles até podem ser rejeitados, mas isso só aumenta a vontade de ter sucesso.

11. Você se recupera rápido

Já não é nenhum mistério que empreendedores levantam depois de cada queda. O truque é ser rápido nesse momento. Se seus planos não derem certo, não fique lamentando ou sinta pena de si mesmo. Parta logo para o seu próximo grande objetivo.

12. Você executa seus planos

Pessoas de todas as áreas e profissões são capazes de reconhecer boas ideias, mas é preciso dar aquele passo adiante para tirá-las do papel. Empreendedores pensam em maneiras para concretizar seus planos, eles são inovadores.

13. Você se cerca de consultores

É importante manter o contato com pessoas mais inteligentes do que você e ouvir o que elas têm a dizer. Verdadeiros empreendedores não contratam conselheiros que vão concordar com suas opiniões. Eles escolhem pessoas com experiência para contrariá-los sempre que necessário.

Fonte: Revista Pegn

Share Button
0